top of page
ASBC
Aquecedor solar X Elétrico

Aquecedor Solar Tradicional e o Chuveiro Elétrico

Todos os trabalhos acadêmicos que vimos até hoje confirmam que o Aquecedor Solar Tradicional não consegue rivalizar, tanto em baixo consumo elétrico quanto o de água, com o do chuveiro elétrico. O comparativo financeiro que se usa nestes casos, o retorno através da economia de energia, relacionado ao investimento inicial, não oferece nenhuma vantagem ao comprador. A principal vantagem do equipamento solar neste caso é o conforto que ele propicia, semelhante ao conforto proporcionado pelo Aquecedor Elétrico de Acumulação.

Para que a energia consumida pelo chuveiro elétrico possa ser complementada de forma economicamente interessante por um aquecedor solar, este deverá ser muito, mas muito mais barato do que os, tecnicamente excelentes, produtos que hoje já são oferecidos à população da classe média brasileira.

Aquecedor solar tradicional e o aquecedor elétrico de acumulação – boiler

O conforto oferecido pelo aquecedor solar tradicional é do mesmo tipo que é proporcionado pelo aquecedor elétrico de acumulação. Na comparação, o solar conta com uma vantagem: até 80% da energia que seria consumida pelo reservatório elétrico de acumulação pode ser fornecida gratuitamente pelo sol através do uso de coletores solares.

Então, em um ambiente em que o conforto de banho é esperado, o aquecedor solar tradicional é imbatível, com sua eficiente forma de aumentar a temperatura da água até perto de 65O C, o automatismo da ligação do aquecimento auxiliar para os dias de chuva, a longa vida do equipamento, o “status” de poder apresentar um produto de primeira linha no telhado, permitindo além disto, um retorno financeiro (sem custos de financiamento), no prazo de 2,5 a 3,5 anos, aliado à expectativa de vida do equipamento de 10 a 15 anos.

O ASBC e o Chuveiro Elétrico

O ASBC, tal como está sendo concebido, tem condições de competir com as vantagens energéticas e econômicas do chuveiro elétrico. Melhor ainda, de formar um conjunto de mútua melhora unindo ambas as tecnologias.

A ideia básica de qualquer aquecedor solar é a de pré-aquecer água para que sistemas térmicos posteriores assumam a função de calibradores da temperatura da água. No caso da união ASBC, que permite a água é pré-aquecida, deixa para o chuveiro a função de temperar a água ao gosto do usuário.

Como o ASBC prevê um custo muito baixo, ele pode ser pago em pouco tempo pela economia em energia elétrica. Para maximizar a economia, o sistema elétrico do chuveiro precisa ser adequado conforme informações no Manual de Manufatura.

O ASBC e o Aquecedor Elétrico de Acumulação

Tal como na união ASBC e chuveiro, o ASBC pode gerar água pré-aquecida para o aquecedor de acumulação, com todas as vantagens subsequentes.

Se o aquecedor de acumulação estiver sob pressão, outras técnicas precisam ser aplicadas. A vantagem do pré-aquecimento é a economia no consumo de eletricidade, a redução do custo da energia e a redução das emissões do CO2, junto às novas usinas de geração.

bottom of page