top of page

Disseminação dos conceitos de energia solar

Atualizado: 21 de out. de 2020

A ONG Sociedade do Sol tem como objetivo a disseminação da tecnologia termossolar para todo o território brasileiro e para países de clima tropical que queiram utilizar tecnologia intermediária para aquecimento de água. Para isso, disponibiliza gratuitamente em seu site diferentes manuais técnicos que orientam como montar um aquecedor solar de baixo custo. Assim, qualquer pessoa com algum conhecimento de hidráulica e habilidade com ferramentas pode manufaturar seu equipamento. Caso a pessoa tenha dificuldades, ela pode entrar em contato com a Sociedade do Sol, por meio eletrônico e esclarecer suas dúvidas.

Desde 2004, com a intenção de disseminar ainda mais o uso dessa tecnologia, a Sociedade do Sol disponibiliza o manual do Kit Didático do Aquecedor Solar para ser utilizado em sala de aula. A Sociedade do Sol espera que os professores utilizem esses kits e disseminem o conhecimento aos alunos por meio de experimentos sobre a energia do Sol. O aluno, após vivenciar essas experiências e participar da aula teórica, poderá levar essas informações aos seus pais e responsáveis.

O manual para a confecção do kit didático também é disponibilizado gratuitamente no site da Sociedade do Sol. Esse manual, além de conter as informações necessárias para a manufatura do kit didático, tem sugestões de experimentos para serem realizados com os alunos.

A Sociedade do Sol oferece curso presencial de instaladores de aquecedor solar para atender as pessoas que desejem adquirir maiores conhecimentos sobre a manufatura, instalação, operação e manutenção do Aquecedor Solar de Baixo Custo. Desde 2002, já participaram do curso aproximadamente 500 pessoas. Além disso, a partir de 2020, a Sociedade do Sol iniciou a oferta de um curso em EAD para formação de técnicos em soluções sustentáveis.

Para saber sobre os cursos, clique aqui.

texto de Roberto Matajs Mestre em energia pelo IEE/USP, co-autor do livro Um banho de Sol para o Brasil e professor da Sociedade do Sol.

145 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page