ASBC

Apresentação do projeto | Conceitos básicos | Estrutura e aplicação
Impacto ambiental e econômico | Vídeo-aula | Conceitos técnicos
Informações técnicas | ASBC e aquecedor solar tradicional
Comparações aquecedor Solar e Elétrico | FAQ

Aquecedor Solar de Baixo Custo

O ASBC surgiu em 1992 a partir da iniciativa do engenheiro elétrico Augustin T. Woelz e o técnico em mecânica e química José Ângelo Contini, com apoio de um especialista em energia solar térmica tradicional (metal), recém-chegado de Portugal, o técnico em mecânica Pedro L. Anselmo. O primeiro protótipo do ASBC foi apresentado durante a Eco/92, no estande nacional do Sebrae, sob o mote proposto “Um aquecedor Solar em cada lar”.

Após os primeiros anos de pesquisa para o aperfeiçoamento do ASBC, a Sociedade do Sol iniciou o projeto de P&D (pesquisa e desenvolvimento) e vem investindo no desenvolvimento de uma família de tecnologias sociais e ecológicas com os mesmos princípios do ASBC: soluções voltadas residências e edifícios que levam em conta os conceitos de universalidade, cuidado ambiental, programa educacional, baixo custo e eficiência tecnológica.

Dessa forma, as soluções criadas pela SoSol garantem substancial redução da demanda de energia elétrica resultando em aumento de renda das famílias que se utilizam do ASBC, economia relevante para as instituições e consequente melhoria da entrega de energia para o sistema elétrico nacional, além de diversos benefícios sociais e ambientais.

Estrutura e laboratório de desenvolvimento

As instalações da SoSol contam com 90 m2 de escritório e sala de montagem, além de uma laje externa de 60 m2, destinadas às experiências práticas. Neste espaço, que simula a cobertura de uma casa popular, é possível realizar testes simultâneos de vários sistemas de aquecimento solar.