top of page

A importância da Tecnologia Social

Nos últimos anos, a Tecnologia Social (TS) tem emergido como uma ferramenta poderosa para enfrentar desafios sociais e ambientais no Brasil. Mas afinal, o que é Tecnologia Social?

Segundo o Instituto de Tecnologia Social, pode ser definida como:


“Conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida.”


Na prática, TS é toda tecnologia que visa aplicação direta e efetiva de conhecimentos, métodos e técnicas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida daqueles que se propõem a utilizá-la. Um exemplo dessa abordagem é o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), que desde 2003, é uma tecnologia certificada pelo banco de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.


Banner da página do ASBC no site do banco de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.


O ASBC é um arranjo produtivo que utiliza energia solar para aquecer a água, oferecendo uma alternativa econômica e ambientalmente correta aos tradicionais chuveiros elétricos. Mas por que o ASBC é um exemplo tão emblemático de Tecnologia Social?


Primeiramente, o ASBC foi desenvolvido com base em conhecimentos locais e práticas sustentáveis, incorporando materiais de baixo custo e de fácil acesso. Somado a essas características, sua simplicidade de construção e manutenção o torna uma solução passível de reaplicação em comunidades de baixa renda e áreas rurais, por exemplo, onde o acesso à eletricidade pode ser limitado.


Além disso, o uso do ASBC em vez do tradicional chuveiro elétrico traz uma série de benefícios significativos para as famílias, sociedade e meio ambiente. As pessoas que instalam o aquecedor solar em suas moradias desfrutam de uma redução substancial nas contas de energia, reduzindo o peso financeiro em famílias de baixa renda e contribuindo para a segurança energética. Para o meio ambiente, a utilização da energia solar reduz a demanda por combustíveis fósseis e diminui as emissões de carbono, ajudando a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


No âmbito social, a adoção generalizada de aquecedores solares promove a criação de empregos locais na fabricação, instalação e manutenção desses sistemas. Além disso, ao reduzir a dependência de fontes não renováveis de energia, o ASBC fortalece a resiliência das comunidades frente a choques externos, como aumentos nos preços da energia elétrica.


Em maio de 2024, o reconhecimento da importância desta tecnologia em nível nacional foi mais uma vez evidenciado. O ASBC foi anunciado como um dos dez finalistas na categoria tecnologias certificadas da 12ª edição do Prêmio Fundação BB de tecnologia Social. Essa premiação motiva todos os integrantes da ONG Sociedade do Sol a seguirem confiantes na disseminação desta tecnologia e a acreditarem que o ASBC é mais do que uma arranjo produtivo; é um exemplo inspirador de como a Tecnologia Social pode transformar vidas e promover um futuro mais sustentável para o planeta.


 

Texto de Roberto Matajs Mestre em energia pelo IEE/USP, co-autor do livro Um banho de Sol para o Brasil e professor da Sociedade do Sol.

74 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page