ASBC – Conceitos básicos

Apresentação do projeto  |  Conceitos básicos  |  Estrutura e aplicação
Impacto ambiental e econômico  |  Vídeo-aula  |  Conceitos técnicos
Informações técnicas  |  ASBC e aquecedor solar tradicional
Comparações aquecedor Solar e Elétrico  |  FAQ

Objetivos do ASBC

Desenvolver tecnologias para a produção ou manufatura de uma série de componentes, integrantes de um aquecedor solar, que facilitem aos usuários usufruírem do equipamento a um de custo equivalente ao de um chuveiro elétrico de qualidade.

Resultados esperados

Meio Ambiente
Redução das emissões do gás carbônico ( CO2), proveniente de usinas termoelétricas, assim como a manutenção da água acumulada nos reservatórios das usinas hidroelétricas nacionais.

Conforto, economia e cidadania
Elevação da qualidade de vida do usuário, redução do consumo de energia elétrica e reforço da autoestima e consciência de cidadania, ampliando a independência das estruturas de distribuição de energia convencionais.

Tecnologia, custos e conceitos

O objetivo de oferecer um aquecedor de baixo custo também leva a reflexões sobre os métodos de fabricação tradicionais, que consideram as seguintes questões:

- Manufatura
Em geral, o usuário do ASBC é o proprietário de uma casa popular, capacitado para serviços de construção ou reforma. Esta condição permite que ele assuma, além da instalação, boa parte da manufatura do equipamento.

- Materiais
Para facilitar a manufatura, os materiais do aquecedor são bastante comuns no ramo da construção civil. A adoção do ASBC por número cada vez maior de residências e instituições pode levar a indústria a fabricar perfis e peças especiais para o ASBC, facilitando ainda mais a sua produção.

Eficiência e durabilidade

Alta eficiência e durabilidade se refletem no custo. O projeto do ASBC prevê limitações controladas destas variáveis, sempre que estas levem a significativas reduções de custos.

Oportunidade para pequenas empresas hidro, eletro e mecânicas

Com o apoio da equipe da SoSol, a manufatura de componentes do ASBC podem ser fabricados por empresas tanto do ramo solar quanto por pequenas empresas regionais, inclusive encanadores treinados para isto, representando uma oportunidade de negócios para micro e pequenos empresários.

Rede de apoio

O projeto ASBC é gratuito e de fácil acesso a todos os interessados. A SoSol atua em uma plataforma aberta de disseminação de conhecimento por meio do seu site e redes sociais, permitindo que qualquer pessoa possa produzir e instalar o aquecedor de baixo custo. Cada usuário e cada família que utilizam o ASBC são parte dessa rede de apoio interativa que promove a troca de experiências em espaço comum nos canais da instituição.

Com o objetivo de facilitar a multiplicação do ASBC, o Laboratório Técnico da Sociedade do Sol oferece alguns serviços de apoio para aqueles que desejam montar o ASBC. Entre e contato e veja como a SoSol pode te ajudar.

Divulgação

Realiza-se por meio do site da Sociedade do Sol, onde se encontram disponíveis os manuais de construção, além de vídeo-aulas e dicas para construção e instalação do ASBC. Entidades ligadas à construção popular também estão envolvidas, facilitando o acesso do consumidor à nova tecnologia.

Facilidades

O projeto está sendo viabilizado com o apoio do CIETEC – Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, da ONG ASHOKA – Empreendedores Sociais e de Tubos TIGRE.