Participe

Seja monitor

Veja a lista de monitores à disposição para cooperar, voluntariamente, no ensino gratuito da nova tecnologia solar aos interessados em economizar energia elétrica consumida pelos chuveiros.
Para ser um voluntário entre em contato clique aqui.

Loading map...

Loading


Relação do Monitor com a Sociedade do Sol

O Monitor é um voluntário, sem vínculo formal com a Sociedade do Sol a não ser o vínculo da boa vontade, procurando facilitar a vida de famílias com problemas de excesso de consumo de energia elétrica, cooperando com elas, repassando, no melhor de seu conhecimento, informações presentes no Manual de Manufatura Experimental do Aquecedor Solar de Baixo Custo. O Monitor pode ter conhecimentos adicionais, fruto do aprendizado de suas montagens pessoais, devendo ele estar consciente do conceito de que a garantia de uma instalação solar é sempre da responsabilidade da família envolvida no processo da Autoconstrução.

Na eventualidade do Monitor vir a oferecer seus préstimos como profissional instalador atuando fora do esquema defendido pela Sociedade do Sol, o da Autoconstrução Familiar, esta é uma decisão particular do Monitor, não existindo responsabilidade por parte da Sociedade do Sol pelos resultados de sua empreitada.

A responsabilidade da equipe da Sociedade do Sol, limita-se, no melhor da sua capacidade, à oferta de explicações, procurando dirimir dúvidas oriundas dos interessados na autoconstrução dos seus aquecedores solares.

Como a tecnologia solar de baixo custo é muito nova, não se garante que o apoio dos Voluntários-Monitores assim como o da equipe da Sociedade do Sol traga exatamente aquilo que o consulente considere ser satisfatório. Se dúvidas persistirem, o interessado deve reler os Manuais, insistir em respostas mais completas e inteligíveis, seja do Monitor, seja da equipe da Sociedade do Sol ou então participar em um dos cursos oferecidos regularmente pela mesma.

O caminho para ser Monitor envolve:

1 – Consciência de que a atividade voluntária dirigida à solução de problemas sociais é uma das variáveis importantes para o crescimento equilibrado deste país.

2 – Realização de projeto, construção e instalação de cerca de 5 sistemas ASBC para sí, familiares e amigos próximos. A tecnologia precisa estar “no sangue”, para que o Monitor não perca tempo e realize bem suas assistências e cursos.

Para o novo Monitor uma participação no curso de manufatura do ASBC em São Paulo é obrigatória. Dele resulta certeza do desenvolvimento das aptidões do novo voluntário.

3 – Decisão: Uma vez decidida a assunção da atividade de voluntário, avisar a equipe da Sociedade do Sol enviando fotos de instalações realizadas acompanhadas do nome, telefone, e-mail, cidade e estado.

Após breve análise o novo Monitor constará da lista no site da Sociedade do Sol.

4 – Lembrar que entidades assistenciais precisam de apoio para a redução de suas despesas de energia e água. O ASBC e os Sistemas de Reúso de Água são soluções interessante para isto.

5 – Contato com a equipe da Sociedade do Sol: Sempre que o Monitor tiver dúvidas, sejam elas técnicas, conceituais ou pessoais, a equipe deve ser contatada. Ela tem muito a oferecer.

Importante:

O Monitor deve manter seus dados atualizados. Os nomes que estiverem com a frase (sem confirmação de e-mail) estão aguardando atualização. Na ausência desta atualização, esta equipe entrará em contato para uma troca pessoal.

Seja voluntário