novidades
 
04 / 02 / 2005
Atividades da SoSol no Fórum Social Mundial
 

Atividades realizadas pela equipe de ensino da Sociedade do Sol atingiram cerca de 600 pessoas, disseminando a um selecionado público o Aquecedor Solar de Baixo Custo


Curso de montagem do ASBC na sala exclusiva da Sociedade do Sol, no Fórum Social Mundial

Acima das expectativas. Assim pode-se definir a participação da Sociedade do Sol no Fórum Social Mundial (FSM), realizado em Porto Alegre, entre os dias 26 e 31 de janeiro. A equipe formada por Augustin Woelz, Eduardo Giacomazzi, Marcos Higa, Claudio de Oliveira Pio e Gustavo Cherubine, reforçada por Volnei de Souza Dutra, monitor local, atendeu a cerca de 600 pessoas, com palestras e cursos práticos de montagem do Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC).

"Consideramos que a nossa equipe realizou um bom trabalho. De um lado, ensinando. Do outro, fazendo contatos com pessoas influentes presentes no FSM", define Augustin Woelz, presidente da Sociedade do Sol. "Acredito que fomos a única ONG a apresentar um programa ininterrupto de palestras, incluindo ensino prático de tecnologias de aplicação imediata", conclui.

Na Casa de Todos para Sustentabilidade Sócio-ambiental, a Sociedade do Sol construiu, com apoio de amigos, uma sala aberta, exclusiva, em varas de bambu, onde eram oferecidos quatro cursos por dia. A 20 metros dali, funcionava um ASBC completo, de 250 litros de água quente, com 2 coletores em placas modulares medabil. Enquanto as pessoas faziam filas para utilizar a água para os mais variados fins, Volnei fornecia dados dos componentes para a fabricação do ASBC.

"A duração prevista para cada um dos cursos era de 50 minutos, mas normalmente se estendiam a uma hora, chegando a uma hora e meia algumas vezes", conta Marcos Higa, integrante da equipe. "A forma empolgada com que Augustin iniciava os cursos, contando o histórico e os objetivos da Sociedade do Sol, contribuiu para que eles se estendessem, sem falar da grande quantidade de perguntas dos alunos visitantes", conclui.

Segundo Augustin, os alunos eram todos, direta ou indiretamente, ambientalistas defendendo as mais variadas propostas, sendo 30% deles professores da rede escolar básica. "Caracterizou este público o entusiasmo, a boa vontade, o sentimento de amizade, a expectativa de que, com seus aprendizados no FSM, nosso planeta poderá ser melhorado. E melhorado do indivíduo para a comunidade, da comunidade para cidades, estados, países e o próprio planeta".

Presença ilustre
O ministro das Cidades, Olívio Dutra, esteve por mais de 15 minutos na sala reservada para a Sociedade do Sol. "O ministro se aprofundou com máximo interesse nas nossas propostas", comemora Augustin Woelz.

Para o presidente da ONG, que tem como objetivo disseminar o ASBC para a população mais carente do País, "o material humano que cruzou a sala da Sociedade do Sol não poderia ser melhor, refletindo a qualidade e anseios dos cerca de 100.000 visitantes de todo o mundo que estiveram no FSM, seja para aprender ou para disseminar novas idéias".

 

voltar ao índice de novidades >>


Sociedade do Sol
© 2003
info@sociedadedosol.org.br