Links Úteis

LINKS INTERESSANTES PARA OUTROS PROJETOS SOLARES OU AMBIENTAIS

ASBC com placas em PP da Laresol, do Monitor Mauro Rocha – Goiânia / Brasília, com informações sobre Aquecedores Solares tipo ASBC, e um interessante programa de franquia tecnológica.
www.laresol.com.br

Aquecedor Solar de Baixo Custo desenvolvido na Esalq – USP, pela equipe da Solaris, que usa energia solar refletida para aquecer um barril de água potável para banho. Projeto novo, interessante e ainda em elaboração.
Clique aqui para ver o Manual

Moderno fogão de baixo consumo de lenha, sem fumaça na cozinha, baseado em tecnologia desenvolvida na América Central. Não é de autoconstrução, mas é oferecido comercialmente EcoFogão.
www.ecofogao.com.br

Gerador Eólico recém desenvolvido no Rio de Janeiro pela Enersud. Projeto moderno com muitos recursos em duas versões de potência: máxima normal 400 Watt e máxima normal 700 Watt. Os aerogeradores são oferecidos comercialmente e são uma boa opção de geração de energia elétrica em regiões com ventos constantes.
www.enersud.com.br

Fogões Solares Indianos. Interessante Site com uma porção de formas de montar fogões solares. São informações que nos vem de um montador de ASBC de S. Paulo.
http://solarcooking.org/plans.htm

Aquecedor solar compacto, de revenda comercial. A Unipac, empresa do Grupo Jacto, desde 1994 oferece um pequeno e excelente aquecedor solar ao mercado brasileiro. Todo em Polietileno rotomoldado, aquece 125 litros e integra em peça única, o coletor e caixa de água, permitindo ser depositado sobre o telhado.
www.unipac.com.br

Aquecedor Solar tipo ASBC, desenvolvido comercialmente pelo Monitor de Tubarão – SC, Francimar Ghisoni Pereira da Empresa Botega, aquela que fabrica os famosos controladores eletrônicos (Dimmers) para chuveiros elétricos. Bonito site, cheio de efeitos especiais. Merece ser visto.
www.thermosystem.com.br

Esta informação vem da Dra. Raquel Ghini da Embrapa. Para facilitar o acesso ao trabalho, este link não leva a um site, mas diretamente a um relatório em PDF muito interessante. A idéia desenvolvida pela Dra. Ghini é o desinfestamento de substratos (terra agrícola) para a produção de mudas mais sadias através de aquecedores solares muito específicos.
Secagem de Terra - embrapa_circular_4.pdf 

Aquecimento de piscina. A Alô Solar de S. Paulo, desenvolve placas coletoras de resultados térmicos semelhantes às das placas ASBC. Usa porém uma interessante tecnologia de fabricação baseada em rotomoldagem, usando matéria prima termo plástica importada, de grande durabilidade na exposição às intempéries. Isto resulta num coletor igual ao que sempre apresentamos aos visitantes da Sociedade do Sol, demonstrando a capacidade de nossa indústria do ramo solar. Este site oferece também interessantes sugestões para a montagem de aquecedores solares de piscinas. Vale uma boa olhada.
www.alosolar.com.br

Aquecedor Solar Tradicional, Projeto e Instalação, desenvolvido e gentilmente oferecido a SoSol, pela Arquiteta Cláudia Barroso-Krause da FAU da Univ. Fed. do Rio de Janeiro.
claudia-barroso-krause-ufrj.pdf (667KB)

Tecnologia de pasteurização e desinfecção de água. Segue trabalho montado por equipe de pesquisadores do IAC e Embrapa, com o alvo de pasteurizar/desinfestar água de irrigação, com eliminação de patógenos, para fins de irrigação de culturas muito especiais como as de estufas, as de viveiros, as desenvolvidas em pequenas propriedades agrícolas como hortaliças, árvores frutíferas, plantas ornamentais e outras, resultando em aumento de qualidade e de produtividade do trabalho do pequeno agricultor.
profa_tanaka.pdf (256KB)

O Sr. José Alcino Alano de Tubarão – SC – telefone: (048) 3622 2116, desenvolveu um aquecedor solar de água com coletor feito com tubos e conexões de PVC, garrafas PET e caixas Tetra Pak. Escreveu um manual de construção com características de apresentação semelhantes ao do manual do ASBC. Esse é um projeto que merece ser visto. É uma forma inteligente e econômica de esquentar água e reutilizar materiais recicláveis. Se o usuário tiver observações sobre o conteúdo desse manual, não deixe de informar o Sr. José Alcino para eventual correção.
e-mail: josealcinoalano@bol.com.br site: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm
Tendo em vista a grande similaridade entre projetos ASBC e PET somos permanentemente inquiridos sobre semelhanças e diferenças entre os dois projetos. Sr. José Alano teve a grande gentileza de nos enviar recentemente um coletor PET com área muito próxima à do coletor do ASBC. Fato que nos permitiu adiantar as comparações solicitadas. Confira aqui.

Mais um Aquecedor solar artesanal baseado em garrafas PET. - Há algum tempo, recebemos de Antônio Corrêa Carlos Filho um material muito interessante sobre a construção de um aquecedor solar de água de baixo custo, elaborado basicamente com garrafas PET. Já existem vários projetos à disposição dos interessados em construir um desses. Após analisar vários destes projetos, Antônio resolveu construir alguns modelos para testes e com os resultados obtidos, realizou inovações que informa poderem melhorar o desempenho do equipamento. Seguindo a mesma filosofia da Sosol, elaborou um manual e resolveu divulgar gratuitamente a tecnologia. Clique aqui para ver o manual

Livro para “Down Load”: “Um Banho de Sol para o Brasil: O que os aquecedores solares podem fazer pelo meio ambiente e a sociedade”, de autoria dos físicos Délcio Rodrigues e Roberto Matajs do Instituto Vitae Civilis. O livro apresenta as barreiras encontradas no mercado brasileiro às tecnologias de aquecimento solar de água e estratégias de superação. O livro resulta de extensas pesquisas dos autores junto a atores envolvidos com o setor como fabricantes, financiadores, pesquisadores, reguladores etc.
site: http://www.cidadessolares.org.br/cidadessolares/downloads.htm

Monitor Edison Urbano da Sociedade do Sol tem uma criatividade que vai além dos assuntos defendidos no site da Sociedade do Sol. Tem idéias de como fazer bom uso das fontes de energias naturais como a água, o sol, a terra, o vento e outros. Criou e mantém o site denominado SempreSustentavel.com.br, cujo os OBJETIVOS são: Criar, Pesquisar, Desenvolver e Disseminar Projetos Experimentais de Baixo Custo, que possam gerar Conforto, Economia, Segurança, Entretenimento e Qualidade de Vida dentro do Lar. Sempre respeitando e preservando nosso patrimônio planetário, e fazendo Uso Racional das Fontes de Energias Naturais, renováveis e não poluentes.

OUTROS SITES AMBIENTAIS INTERESSANTES

IBAMA
AMBTEC – Portal das Tecnologias Ambientalmente Saudáveis TAS. Reúne e difunde Tecnologias, fornecendo soluções para problemas ambientais e dando orientações para o uso correto dos recursos naturais. Apresenta informações técnicas, científicas e legais, de interesse da sociedade.
http://www.ibama.gov.br/ambtec

Universidade Federal da Paraíba
www.les.ufpb.br

Centro de Ref. de Energia Solar
www.cepel.br/crese/cresesb.htm

Lab. Solar da UF de S. Catarina 
www.labsolar.ufsc.br

Lab. Solar da UF do R.G. do Sul
www.mecanica.ufrgs.br/solar

NAPER da UF de Pernambuco
www.ufpe.br/naper

Aonde vamos
www.aondevamos.eng.br

Greenpeace
www.greenpeace.org.br

SOS Mata Atlântica
www.sosmatatlantica.org.br

Eco eficiência (Suécia)
www.nutek.se

Univ. Wisconsin (EUA)
http//sel.me.wisc.edu

Mais Links de energia (EUA)
www.newenergy.org/links.html

Serviço de renováveis (Alemanha)
http://www.bine.info/