Depoimentos

Prof. Augustin,

estou neste momento  assistindo à reportagem sobre  o ASBC na TV Futura.
Segundo a reportagem, um dos mais antigos aquecedores solares tipo ASBC esta instalado na Vila Mariana em SP.

É com prazer que lhe trago um informe que complementa bem a notícia da TV Futura.
Quando estava participando de um Curso de formação de Técnico em Eletrônica, fui informado da existência do ASBC no site da Sun Power (Hoje Sociedade do Sol).

Montei o mesmo em forma de maquete para nosso Projeto didático de Tecnologia do Meio Ambiente. Gostamos tanto da idéia que me senti compelido a montar e instalar um modelo completo na casa de minha tia em Pouso Alegre MG.

Agora a razão da presente: O ASBC está em funcionamento desde dezembro de 2001.

Parabéns e Abraços
Técnico em Eletrônica Lucas José Saber - lucassaber@hotmail.com
Paraisopolis – MG

Ola! Amigos da Sociedade do Sol, quero agradecer a orientação que me deram. Foi muito positiva, o ASBC que propus a fazer esta funcionando perfeitamente. Acabo de ler o livro mundo sustentável de André Trigueiro, tudo que ele menciona no livro teria que conscientizar o maior numero de pessoas em todo o mundo da importância de preservar o meio ambiente.

Sou eletricista aposentado da CPFL. Construí uma casa nova a pouco tempo, optei por fazer o aquecedor solar de baixo custo e estou satisfeito com o resultado. Participo do projeto Escola da Família dando aula de eletricidade básica, e gostaria de levar para a escola a minha experiência para que mais famílias possam no final do mês ter uma conta de energia menor como esta sendo o meu caso.

Na foto da para ter uma idéia de como ficou o aquecedor a esquerda esta 4 placas de PVC formando o coletor solar, alimentado de água fria do fundo da cx. esta a direita feita com 2 cx. uma de 310 litros coberto com manta térmica onde fica armazenada a água aquecida segunda cx. e de 500 litros encaixada um adentro da outra formando um recipiente térmico que garante a água quente por bastante tempo.

Nota! os coletores solares feito em PVC marrom de 25mm use para colar Araldite 24 Horas por ser muito fina e pouco viscosa depois de misturada acrescentei uma pequena porcentagem de carbonato natural ficando assim bastante pastosa e deu um resultado muito bom.
Alem do manual o que mais vocês me recomendam para passar aos outros.

Moro em Itapira SP
B.J.Riberti - bjr2007@terra.com.br
Itapira – SP

Olá Augustin, que bom uma Europa menos poluída, permitindo até o uso da água de chuva na lavagem de roupa. Quiça isto se estenda a todo o nosso planeta.

Estou no início do projeto da captação de água da chuva. Vamos ver o acontecerá. Mantê-los-ei sempre informados. Sobre as 158 casas, sempre visito as famílias. Cada vez mais, sinto-me imensamente gratificado. A prefeitura segue construindo e exigindo a instalação dos aquecedores. Fizeram algumas alterações que considero prejudiciais à boa técnica. Entretanto, o que importa é que as famílias terão os aquecedores. Estamos no projeto dos 9 prédios (144 apartamentos) e entregamos proposta executiva para mais 11 prédios (176 apartamentos).

Abraços a todos e até breve,

Cabral. - cabralj@netsite.com.br

Olá Maria Emilia Soares.

Acabo de me cadastrar na Sociedade do Sol.

Sou funcionário público (médico). Tenho aquecedor solar Cúmulos (de Cobre) há mais de 10 anos em minha residência. Empolgado com esta forma de aquecimento, tive o desejo de levar este recurso solar aos moradores das Ilhas do nosso litoral.

Quero informar que já consegui montar aquecedores ASBC em 2 casas de pescadores de baixa renda na cidade de Guaraqueçaba – PR, seguindo o manual divulgado no site.
Na verdade ainda estou aprendendo. Preciso evoluir com as colas, experimentar outras além do araldite e Durepoxi…

Já me considero um monitor iniciante na região, e estou divulgando o trabalho da Sociedade do Sol e o ASBC, doando inclusive alguns dos materiais aos primeiros candidatos.
Parabéns pelo trabalho da Sociedade.

Jonatan Löschner - loschner@uol.com.br
Guaraqueçaba – PR

Participe