Prêmios e Certificações

Desde a sua fundação, a Sociedade do Sol já obteve reconhecimentos por meio de prêmios e certificações que refletem o trabalho e a abrangência da atuação nacional da entidade. Citamos entre eles:

- Convidada em 1998 pelo Centro Incubador de Empresas tecnológicas sediado no IPEN, USP-SP a ingressar na recém-fundada incubadora, especialmente pelo caráter abrangente do projeto social de levar aquecedores solares a todos os lares brasileiros.

- Selecionada pela ONG Internacional Ashoka, contemplando o coordenador da Sociedade do Sol, Augustin T. Woelz, com o título de Empreendedor Social (“fellow”). Anualmente, organização escolhe de dez a 15 novos empreendedores brasileiros que passam a usufruir de apoio financeiro por um período de três anos, permitindo ao Empreendedor dedicar-se integralmente a seu projeto.

- Reconhecida pelo programa Wisions – PREP do “Wuppertal Institute for Climate, Environment and Energy in the Science Centre North Rhine-Westphalia – Alemanha” (PREP – Promotion of Resource Efficiency Projects). A instituição tem como principal objetivo a detecção e promoção de exemplos de boas e replicáveis práticas na área de energia e de eficiência no uso de recursos.

Com o reconhecimento do seu trabalho pelo instituo alemão, o projeto da SoSol passou a ser disseminado na Europa em documento que apresenta cinco tecnologias ambiental e socialmente relevantes, provenientes de países do mundo mais carente.

- Prêmio Philips Simplicidade – oferecido pela Philips do Brasil.
A tecnologia ASBC foi contemplada com o Premio Simplicidade por refletir o espírito que a empresa procura permear entre funcionários e fornecedores, tendo o usuário final como alvo da oferta de produtos conceitualmente simples e de fácil uso. Outros cinco participantes foram premiados. O projeto mais próximo possível de um produto industrial foi o ASBC.

- Prêmio FBB Fundação Banco do Brasil.
Mesmo não tendo a oportunidade de vencer o prêmio FBB, o projeto ASBC foi escolhido para participar, junto com outras tecnologias sociais, do Banco de tecnologias da FBB.

- 10ª edição do Prêmio de Inovação Tecnológica da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) de 2007, Região Sudeste, na categoria Inovação Social. A SoSol foi premiada junto com a Embrapa e a Natura.

- Instituto HSBC Solidariedade – dupla escolha da tecnologia ASBC pelo Instituto, em 2006.
Entidade I: Associação Plantando Paz na Terra
Projeto: Aquecendo-se com o sol
Local: Campinas SP
Descrição: Disseminar a conscientização ecológica na comunidade carente da Vila Brandina, em Campinas (SP), por meio de capacitação técnica de manufatura e instalação de aquecedores solares de baixo-custo, possibilitando alternativas com o uso de energia limpa para a geração de renda.
Entidade II: Organização Para a Proteção Ambiental – OPA
Projeto: Aquecedor solar de baixo custo – Residencial Campo Alegre – Módulo Ecológico
Local: Uberlândia – MG
Descrição: Executar e instalar o aquecedor solar popular em 50 casas de famílias em situação de vulnerabilidade.